Home > Maof > 07-Jan-2002 Voltar

07 de janeiro


Veja as fotos de 7 de janeiro

O Observatório Submarino

Depois do café-da-manhã e depois de pegar umas toalhas de praia na recepção, saímos em direção ao Observatório Submarino, a atração mais famosa de Eilat. No caminho, pudemos ver ancorado o Karine A, o navio do contrabando de armas para os palestinos, feito com a conivência do Arafat e que gerou uma grande crise política.

O observatório possui uma grande coleção das mais diferentes espécies de peixes e plantas aquáticas da região do Mar Vermelho.

Na parte inicial do museu, vimos grandes tanques. Alguns com tartarugas-marinhas, outros com arraias e outros com tubarões. O tanque dos tubarões ocupava uma área coberta e uma ponte atravessava o tanque.

Em seguida seguimos para a atração principal do museu: um grande cogumelo, a alguns metros da costa, numa área rica em corais (o observatório fica localizado na praia chamada Coral Beach, ou Hof Elmog em hebraico). Descemos alguns metros em uma escada em caracol dentro do cogumelo e chegamos a duas grandes salas, rodeadas por grandes janelas destinadas à observação da fauna e flora marinhas do local. Vimos, então, uma grande quantidade de peixes e corais, e também o submarino amarelo que costuma ficar estacionado ao lado do observatório quando não está passeando com turistas. Naquele momento, um mergulhador dava manutenção no submarino.

A segunda sala do observatório é uma sala nova, construída anos depois da primeira. As duas salas são interligadas por baixo d'água. A escada da sala antiga é usada, hoje, como saída de emergência. As pequenas janelas da sala antiga foram trocadas por janelas novas e grandes como as da segunda sala.

Depois de descer até o fundo, subimos para o topo do observatório, de onde é possível ver uma vista de toda a praia, do Club Med e das montanhas da Jordânia, além de todos os corais sob a água cristalina do mar.

A última atração visitada foi a coleção de aquários que reúne diferentes amostras da vida marinha no Mar Vermelho. Algas, peixes, lagostas. Peixes dos mais diferentes tamanhos e cores. A exposição culmina com uma sala escura, onde vemos os corais e peixes fosforescentes.Voltar ao topo

Tempo livre em Eilat

Pela primeira vez, desde o início da viagem, teríamos tempo livre para passear por conta própria. Em Tveriah, tivemos algum tempo livre, mas saíamos sempre acompanhados dos madrichim, devido às preocupações com a segurança. Em Eilat, uma cidade tradicionalmente calma, apesar da proximidade com a Jordânia, Egito e Arábia Saudita, essa preocupação foi relaxada.

Depois que saímos do museu, uma parte do grupo foi com o ônibus para uma fábrica de enfeites em pedra, que parece ter sido uma furada. Outros preferiram passear por conta própria. Alguns outros (eu, inclusive) decidiram enfrentar o frio da água para fazer snorkel e ver os corais de perto. Seguimos para o Siam Divers, uma operadora de mergulho em Coral Beach, ao lado do observatório. Aproveitei para me inscrever no curso de mergulho de uma semana que faria, lá mesmo, quando o Maof acabasse. Foi excelente! EXCELEEENTE!

Veja fotos do mergulho em Eilat

Na parte da tarde, cada um foi para um lugar diferente. Sem programação definida, alguns encontraram o resto do grupo para almoçar no Halleluyah, outros preferiram almoçar no shopping e fazer umas compras. Outros preferiram ir para a praia. Já os dispostos a gastar uma grana preferiram fazer as diversas atividades para turistas em Eilat: nadar com golfinhos, flutuar no Aerodium, parasailing, jet ski.Voltar ao topo

A noite em Eilat

Depois de rodar o dia inteiro em Eilat, voltamos para o hotel para o jantar. Durante a tarde, alguns aproveitaram o tempo livre para revelar suas fotos e ficamos sentados no corredor do hotel, por cerca de uma hora vendo as fotos, lembrando dos lugares visitados e fumando narguila.

Depois, seguimos para a balada até altas horas na Unplugged. No dia seguinte, voltaríamos para Jerusalém.Voltar ao topo


Sde Boker, Mitzpeh Ramon e Eilat Jerusalém >
Clique para ampliar
O Museu Observatório Submarino em Eilat.
Clique para ampliar
Peixe em aquário.
Clique para ampliar
Mergulho em Hof Elmog.

Neste dia

Veja também


Os links externos abrirão em uma nova janela.

© 2002 by Michael Benitah. Todos os direitos reservados.